Artigos

Léon Denis

Léon Denis

Cadeira:34

Titular:Niso Prego

Status:

PATRONO DA CADEIRA 34- LÉON DENIS, de Foug, Tours, França, 01.01.1846, escreveu, entre outros, CRISTIANISMO E ESPIRITISMO, DEPOIS DA MORTE, ESPÍRITOS E MÉDIUNS JOANA D`ARC, MÉDIUM, NO INVISÍVEL, O ALÉM E A SOBREVIVÊNCIA DO SER, O ESPIRITISMO E O CLERO CATÓLICO, O ESPIRITISMO NA ARTE, O GÊNIO CÉLTICO E O MUNDO INVISÍVEL, O GRANDE ENIGMA, O MUNDO INVISÍVEL E A GUERRA, O PORQUÊ DA VIDA, O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR, O PROGRESSO, PROVAS EXPERIMENTAIS DA SOBREVIVÊNCIA, SOCIALISMO E ESPIRITISMO, sem dados biográficos completos nos livros e sem qualquer outra informação ao alcance da pesquisa, via textos editados. 
Filho de pais não revelados em sua biografia. Apos os estudos primarios em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde tambem estudou. 
Com 18 anos de idade, em 1864, passou a ler O LIVRO DOS ESPÍRITOS, e tornou-se convicto adepto do espiritismo. Foi um filósofo espírita e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion. 
Autodidata, dotado de rara inteligência, Denis produziu escritos de grande sabedoria e profundidade, revelando uma capacidade cognitiva incomum. 
Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a idéia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas. 
A partir de 1910, com 64 anos de idade, sua visão foi diminuindo. Mas isto não impediu que prosseguisse no trabalho de defesa da existência e sobrevivência da alma. 
Logo depois da I Guerra Mundial, aprendeu a linguagem em braile. Sua grande produção na literatura espírita, bem como seu caráter afável e abnegado, valeram-lhe a alcunha de APÓSTOLO DO ESPIRITISMO. 
Membro atuante da maçonaria. Faleceu em Tour, em 12.03.1927, com 81 anos de idade. 
Na Academia Goianiense de Letras é o Patrono da Cadeira 34, tendo como Titular Niso Prego.

Bookmark and Share